Páginas

sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições brasileiras, são citadas na revista nature, devido a investimento do governo na ciência

A revista Nature, a publicação científica mais conceituada do mundo, publica em sua edição de hoje um artigo (http://www.nature.com/news/2010/100929/full/467511b.html) sobre a sucessão presidencial brasileira.
Segue uma tradução dos dois primeiros paragrafos.
Ciência está segura nas eleições do Brasil.
Improvável que próximo chefe de estado modifique o status quo
Como muitos outros brasileiros, os cientistas nacionais esperam que as eleições de 3 de outubro tragam tão poucas mudanças quanto seja possível. Depois de quase uma década de um apoio sólido do presidente Lula a ciência, seu provável sucessor, Dilma Roussef, gera altas expectativas.
A educação formal de Lula pode ser deficiente, mas durante seus 7 anos como presidente elevou o status da ciência no Brasil através de um aumento constante nos fundos para pesquisa (ver gráfico no artigo) em realação ao PIB --- o qual também cresceu de maneira impresionante. Ele também aumentou o perfil científico do Brasil escrevendo numerosos editoriais sobre as iniciativas brasileiras relacionadas ao desenvolvimento científico, incluindo um no Scientific American em 2008. O seu ministro de ciência e tecnologia por 5 anos, Sergio Resende, publicou pesquisas sobre teoria de ondas de spin no Physical Review Letters durante seu período no ministério.

Fonte: Mídia eletrônica: http://www.nature.com/news/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário